sexta-feira, 9 de abril de 2010

Biodiesel em Montes Claros

Devido ao aquecimento global, líderes de vários países estão voltando sua atenção às bioenergias. Dentre elas, o biodiesel está em destaque, pois o diesel originado do petróleo é um dos grandes vilões desse aquecimento - resultado do seu grande poder poluente. Com dimensões continentais, solo e clima apropriados para vários tipos de oleaginosas, o Brasil está sendo chamado de "Arábia Verde". Com uma das maiores frotas de caminhões do planeta o Brasil é, por si só, um grande potencial consumidor de biodiesel.
O biodiesel é um óleo combustível. Biodiesel é o nome de um combustível alternativo de queima limpa, obtido através da reação de qualquer gordura de origem vegetal ou animal com o álcool na presença de um catalisador O Biodiesel é simples de ser usado, biodegradável, não tóxico e essencialmente livre de compostos sulfurados e aromáticos. O Biodiesel não contem petróleo, mas pode ser adicionado a ele formando uma mistura. Considerado como ambientalmente correto, o biodiesel reduz a emissão de poluentes na atmosfera, pois não contém enxofre em sua composição e é um combustível de fonte renovável.

Por ser biodegradável, não-tóxico e praticamente livre de enxofre e aromáticos, é considerado um combustível ecológico. Como se trata de uma energia limpa, não poluente, o seu uso num motor diesel convencional resulta, quando comparado com a queima do diesel mineral, numa redução substancial de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos não queimados.(Agencia Envolverde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário