segunda-feira, 28 de março de 2011

Vistoria do Imóvel - Você pode e deve fazer!!!





A Vistoria de um Imóvel é um item essencial na posse / entrega de imóveis em Contratos de Locação, em Contratos de Compra e Venda, além de outros casos como Avaliações, Auditorias, etc..

O ideal é a Vistoria do Imóvel, com objetivo mercadológico, ser feita por um profissional, em condições normais, sem nenhum problema específico e para sua segurança, por um CORRETOR DE IMÓVEIS capacitado e credenciado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis. 

É uma atividade não muito complexa, porém razoavelmente trabalhosa. Para ser bem feita, dependendo do estado do imóvel e rigor desejado, em condições normais, requer em torno de uma hora, dependendo da área construída.

O produto de uma Vistoria de Imóvel é o Relatório de Vistoria do Imóvel.

O Relatório de Vistoria do Imóvel deve conter:
• Identificação do imóvel: endereço ou número de lote etc.. ou mapa do local, etc..
• Data(s) e horário(s) da vistoria.
• Nome do vistoriador e demais presentes – interessados ou seus representantes, testemunhas.
• Descrição detalhada de todos aspectos do imóvel, acompanhada de fotografias, ambiente por ambiente, item por item – incluindo áreas comuns nos casos de condomínios. O usual é de 2 a 10 fotografias por ambiente ou item.
• Descrição geral do imóvel, das condições do local e da vizinhança: tráfego, pontos de comércio, indústrias, acessos, transporte público, utilidades (água, esgoto, luz, telefone, gás, etc..), etc..
• Assinatura ou rubrica das partes interessadas em todas as folhas do Relatório de Vistoria do Imóvel.


Check-List de referência para Vistoria de Imóvel

Verifique e acrescente os itens gerais e os itens de interesse específico e particulares da sua vistoria.

Grupo A – Locais, Equipamentos, Instalações e Acessórios
Calçada; Divisas; Gradil; Jardim; Garagem; Cozinha; Copa; Sala 1; Sala 2; Quarto 1; Varanda, Etc..; Entrada / Medidor de Água, Força, Telefone, Gás; Campainha, Interfone; Antena; Alarme; Aquecedor de Água; Ar Condicionado; Exaustores; Caixas D´Água; Caixas de Gordura; Lixeira; Varais; Caixa de Correio; Irrigação; Piscina; Quadra; Escada; Vasos; Sauna; Box; Sistema de Vigilância; Plantas; Móveis; Etc..

Grupo B – Partes, Componentes
Piso, Teto, Paredes, Portas, Janelas, Vidros, Tomadas de Força, Pontos de Luz, Telefone, Interruptores, Lustres; Cortinas; Chuveiros, Torneiras, Descargas, Registros, Ralos, Chaves (2 por fechadura), Etc..

Grupo C – Aspectos
Trincas, Manchas, Riscos, Lascas, Umidade, Estanqueidade, Firmeza, Funcionamento, Faltas, Uniformidade, Limpeza, Pintura, Lubrificação, Resistência, Capacidade, Cor, Cheiro, Temperatura, Peças-reserva, Acesso, Deformação, Nivelamento, Prumo, Esquadro, Acabamento, Ruído, Pragas (cupim, etc.), Marca (fabricante), Idade, Estado Aparente, Conformidade com documentos (desenhos, memorial descritivo, fotos anteriores, etc.), Etc..




Está precisando de vistoriar o imóvel?




Flávio Azevedo - Avaliador Mercadológico.


Não deixe tudo por conta dos proprietários ou imobiliárias, evite futuras dores de cabeça. Você pode e deve fazer uma vistoria do imóvel através de uma terceira pessoa, neutra na negociação, onde poderá fornecer um laudo de vistoria sem beneficiar as partes. No final do contrato na hora de receber ou entregar o imóvel, objeto de locação ou na hora de receber um imóvel novo da construtora ou construtor.


Entre em contato agora mesmo;


Email;  flavio@azzevedo.com.br



Celular;  (38) 9979.7744 ou 9111.3900